quarta-feira, 25 de maio de 2011

Cafezinho, Além da cafeína.

 

cappucino 

Particularmente eu gosto muito da bebida pura logo pela manhã, ou mesmo um cappuccino, isso não ocorre somente comigo. No Brasil o café tem uma aceitação muito grande (94% da população) e teve aumento de consumo diário por pessoa.

Vou mostrar agora um lado diferente do que a maioria conhece. Aonde o café vai além da cafeína e até mesmo essa substancia pode ser benéfica se for bem dosada.

A cafeína é presente de 1% do café, em quantidades moderadas traz benefícios como: diminuição de sonolência e cansaço, pois estimula o sistema nervoso podendo ter um ganho de até 15% da agilidade mental após o consumo, mantém a pessoa ativa e atenta, ou seja, o café “não tira o sono”, mas impede que o sistema nervoso relaxe tornando mais difícil o repouso.

Mas foram descobertas muitas outras substancias importantíssimas para a saúde: minerais, vitaminas, aminoácidos e os poderosos antioxidantes. Portanto, o café pode ser muito saudável devido às propriedades que combatem os radicais livres.

É possível retardar o envelhecimento e prevenir doenças como o câncer, diabetes, doenças cardíacas, doenças degenerativas do cérebro e até mesmos a depressão.

O café ajuda a emagrecer! "Ele reduz a sensação de fome", explica nutricionistas. 

E tem zero caloria!

Porém todos esses benefícios são obtidos através de controle, pois se torna uma bebida viciante, que se consumido em quantidade superior a 500mg por dia (o equivalente a quatro xícaras grandes), causa ansiedade, arritmia cardíaca, irritabilidade, dores de cabeça, insônia, tremores e diarréia.

A cafeína em excesso pode gerar dores estomacais, refluxo e, em alguns casos, até úlcera e aborto (grávidas).

Como tudo na vida, equilíbrio é fundamental, seja moderado até com o que consome e terá muito mais qualidade de vida. 

 

 

César Kuracima.

Um comentário: