Os EUA são de longe o um dos maiores destinos de imigrantes, principalmente ilegais que vêm o país como uma saída para mudança de vida, vêm como um local idealizado que poderá proporcionar-lhes condições muito melhores do que as de seus países de origem.
Muitos, ao chegarem ao país ficam sujeitos a subempregos, muitas vezes ganhando um pequeno salário, morando em porões e sob constante temor de serem presos e deportados.
Há imigrantes que arriscam as próprias vidas na travessia da fronteira mexicana nas mais diversas condições, desde exprimidos em um porta-malas até dentro de caixotes e esconderijos improvisados em caminhões e carros.
A maior questão é se as condições que eles vivem em seus países são tão precárias o bastante para obrigá-los a pagarem os altos valores exigidos pelos “coiotes” que os conduzem em travessias arriscadas e logo após passam viver em condições inferiores a grande maioria da população. Ou se vale a pena todo esse sacrifício em busca de uma condição de vida comparável a da classe média americana exibida em filmes e seriados, e quem sabe até buscarem o sucesso e chance de viverem em uma das luxuosas mansões de Miami...
Outro problema enfrentado pelos imigrantes ilegais e que não pode ser descartado é o preconceito que sofrem em conseqüência de sentimentos xenófobos e abuso que muitas vezes acabam sofrendo e não podem buscar refúgio em delegacias e postos policiais, pois eles mesmos são estão como fugitivos da lei.
Análise bem todos os fatores antes de ser um imigrante, veja as condições de trabalho e vida, seus objetivos e metas no determinado país e se o mesmo tem condições de suprir suas necessidades e expectativas. Não se iluda com falsas conversas ou casos isolados de pessoas que venceram dessa forma e que uma “Grande viagem” não se torne um “Grande transtorno”.
O Influenciador.
Nenhum comentário:
Postar um comentário