terça-feira, 28 de junho de 2011

Frio, alguns cuidados necessários.

mulher-neve-frio

Como podemos “sentir na pele”, o inverno chegou!

Marcado por baixas temperaturas das primeiras semanas de junho e também pelo aumento dos casos de doenças como gripe e resfriado.

Normalmente a crença popular é que a "friagem" é a causa dessas doenças, porém os vírus que causam ambas as doenças são os mesmos em qualquer estação do ano, quanto mais frio for o tempo, mais as pessoas tendem a manter-se aglomeradas e em lugares fechados, de preferência que não permita a passagem dos ventos gelados da época.

Em lugares aglomerados é maior a probabilidade de alguém estar com uma das doenças e por estarem fechados é mais provável que os vírus que saem junto com espirro ou tosse circulem várias vezes naquele mesmo espaço, causando a contaminação de mais pessoas com os vírus que e conseqüentemente terão maior probabilidade de transmitirem a doença ao ficarem por muito tempo expostos em locais fechados.

Uma forma simples de evitar contaminações por vírus é não levar mãos à boca ou nariz ao passarem por um corrimão, ou mesmo quando estiver em transportes públicos, pois é maior a chance de contágio ao levar os vírus transportadas através das mãos diretamente às mucosas.

Outra forma seria a de lavar as mãos antes de fazer qualquer refeição, pois além e evitar tais viroses, pode evitar doenças causadas por bactérias.

Hábitos comuns podem fazer toda a diferença, higiene sempre e hidratação para a pele, que tende a ficar ressecada e desidratada com as baixas temperaturas, nessa questão ainda há o agravante de chuveiros com temperatura muito alta.

Cuide-se! E aproveite todas as estações do ano com saúde e disposição.

 

 

O Influenciador.

domingo, 26 de junho de 2011

Um Português correto por Obséquio

bebê_livros

Na área da educação continua a polêmica da distribuição de livros, pelo MEC, com erros de português a 4.236 escolas do país. Nele há a afirmação de que pode ser encarada como correta a forma "Os livro ilustrado mais interessante estão emprestado".

O Brasil possui vasta variedade lingüística, porém as iniciações de aceitação de certas formas lingüísticas diferentes das formas padrão esbarram nos problemas:

Em que regiões devem ser aceitas?

Como deverá ser feita a avaliação, segundo a norma culta ou segundo a variedade popular? Como passar a avaliar erros de português em vestibulares e concursos públicos?

Qualquer tipo de não aceitação de uma forma lingüística diferente pode ser considerado como 'preconceito lingüístico', dessa forma qualquer erro cometido em uma prova poderá ser justificado e uma atitude corretiva contrária pode ser considerada preconceituosa.

Há uma diferença entre aceitar regionalismos e publicá-los em livros didáticos encarando-os como oficiais. Não há como o país fazer acordos internacionais com países de língua portuguesa por uma unificação da língua e internamente promover regionalização.

A única forma que uni todas as outras é a norma culta da língua, pois está acessível da mesma forma e em todas as regiões. Ainda que se diga que é um instrumento de dominação da 'elite' sobre as classes mais baixas por não terem acesso a essa norma, o problema, na verdade, é social e com relação à educação e pode ser resolvido com maior e melhor acesso de todas as camadas da sociedade a uma formação escolar de qualidade. Promover aceitação de outras formas lingüísticas não irá promover uma ascensão das classes mais baixas, somente o problema da educação (precárias de certas regiões) será contornado com medidas pouco eficientes.

A possibilidade de a pessoa usar outras formas, não irá fazê-la ter acesso à escola nem a universidades, que exigem conhecimentos que vão muito além da língua que inclui matemática, geografia, biologia, física...

O país sempre foi visto com o privilégio de ter uma só nação, um só povo, porém com essas mudanças levaria ao início de uma separação entre regiões e por ocorrer na língua, que é uma característica marcante, tiraria aos poucos a idéia de uma só nação.

Óbvio que falar corretamente, te abrirá portas, o difícil mesmo é manter essa postura com o convívio de pessoas que falam um português abrupto ignorante, como vemos isso vem de criação, cotidiano e ensino, mas todos podem ter um português correto, se policiar quanto a isso é crucial, independente se você estudou em escola pública ou particular, mais cedo ou mais tarde te trará ótimos resultados.

 

 

O Influenciador.

terça-feira, 21 de junho de 2011

Sedentarismo.

  exercicio2

E lá vem novamente essa conversa que assombra a mente de muitas pessoas, mas não estou me referindo a pessoas “acima do peso” somente, ou mesmo pessoas que ficam muito tempo sem atividade física… Vamos então a uma explicação rápida da definição do termo:

Sedentarismo é definido como a falta, ausência e/ou diminuição de atividades físicas ou esportivas. Considerada como a doença do século, está associada ao comportamento cotidiano decorrente dos confortos da vida moderna. Pessoas que tem um gasto calórico reduzido semanalmente pela ausência da prática esportiva são consideradas sedentárias ou com hábitos sedentários.

Indo além da definição da palavra, uma pessoa é tida pela ciência como “sedentária” quando o numero de capilares do seu corpo fica em torno de 6 Trilhões, isso ocorre pelo indivíduo não fazer pelo menos 40 min. de exercícios ativos três vezes por semana, para exercícios centrados esse tempo pode variar). Em uma pessoa que pratica esportes com essa regularidade o numero de capilares do corpo fica em torno de 13 Trilhões, ou seja, todos os músculos de seu corpo recebem ar e nutrientes com mais facilidade o que proporciona menos fadiga e maior movimentação.

Conseqüências para a saúde – Pode provocar um processo de regressão funcional, perda de flexibilidade articular além de comprometer o funcionamento de vários órgãos posteriormente distinguindo-se um fenômeno associado à hipotrofia de fibras musculares, além de ser a principal causa do aumento da ocorrência de várias doenças, como a Hipertensão arterial, diabetes, obesidade, aumento do colesterol e infarto do miocárdio Podendo também ser coadjuvante direta ou indiretamente na causa de morte súbita.

Se você já tentou praticar algum esporte ou fez academia e desistiu (por motivos diversos), comece com caminhadas, exercícios leves, mas com freqüência, se possível realizando-os todos os dias...

Depois passe a fazer exercícios mais centrados e que exigem mais de sua mente e corpo. Nesse estágio você já terá reflexos visíveis como: um amento de disposição, raciocínio mais rápido, menos fadiga, menos estresse e mau humor, ganho ou redução de peso (porém com definição da musculatura), etc.…

Muitas coisas só dependem de você, força de vontade é algo que fará toda a diferença para manter qualidade de vida.

 

 

O Influenciador.

domingo, 19 de junho de 2011

Japão, Dificuldades e Superação.

JAPAO-Catástrofe

País que passou, recentemente por um terremoto, vem passando atualmente por uma crise nuclear na Central Nuclear de Fukushima I.

Hoje é considerada uma potência tecnológica, financeira (que está entre as maiores economias do mundo), e ainda é referência em educação.

O embrião de seu crescimento surgiu durante a “Era Meiji”, na segunda metade do século XIX. Antes era um país feudal, economicamente atrasado, despertava pouco interesse às potências européias da época, pois além de tudo, sempre foi um país montanhoso, dificultando o cultivo em grandes áreas, de produtos agrícolas valiosos no mercado externo e que sempre teve histórico de terremotos e tsunamis.

Ou seja, não possuía condições naturais para tornar-se uma potência na época, porém ao realizar reformas como ensino primário obrigatório, criação de universidades, assimilação de tecnologias ocidentais, reformas políticas e sociais o fizeram emergir como potência.

No início da Segunda Guerra Mundial já era um país avançado economicamente e considerável poder bélico.

Sofreu ataque de duas bombas atômicas e saiu arrasado da guerra, contudo conseguiu ser um dos países de maior crescimento no pós-guerra e, apesar de crises, terminou o século como uma potência mundial.

Com admirável crescimento durante sua história com certeza se recuperará do terremoto ocorrido em março e das crises nucleares.

É um país que sempre soube transformar seus "problemas, atrasos e crises" em crescimento e desenvolvimento.

Tomei o Japão, por exemplo, de superação, que como os fatos comprovam, é um país que não tem vastos recursos para crescimento e passou/passa por momentos delicadíssimos que poderiam tornar o país pobre e descontrolado, porém mesmo com tantas dificuldades eles sempre superam as expectativas, mantendo um lema de nunca parar de trabalhar e buscar a perfeição e equilíbrio em tudo o que fazem.

Busque essa perfeição nos mínimos detalhes de sua vida, trabalhe e faça o que tem que ser feito.

“Uma grande potência não depende do melhor terreno e nem da melhor oportunidade, ela se faz nos detalhes, que a tornam desenvolvida e de suma importância.”

 

 

O Influenciador.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Sonhos

Imagem extraída do Google

Muitos na vida nascem com um dom especial, em alguns casos pode ser tido como hobbie ou extravagância, o fato é que tem muita gente com talento.

Alguns para a música, outros para moda (se homens, sofrem certo preconceito), alguns para gastronomia, enfim, cada um tem algo que gosta e realmente faz extremamente bem.

Alguns precisam de treino, outros de aperfeiçoamento, e muitos tantos apenas de oportunidade.

Eu friso, no entanto, sonhos de carreira não realizada devido ao fato da idealização alheia.

Influencias da família, dos amigos, do cotidiano… É a velha, defasada e medíocre história: “Filho de peixe, peixinho é”, “Quem nasceu pobre, morre pobre”, “Deus não da asa a cobra”…

Isso é um completo absurdo e deve ser extinto da sociedade, que se diz cada vez mais moderna, mas ainda hoje se matem nesse pensamento de que alguém deva fazer coisas “convencionais” ou até mesmo não possa ousar e ter êxito em algo diferente.

Óbvio que para ter êxito você precisa descobrir o qual o seu talento, isso começa com “planejamento” (sim, isso mesmo).

Faça para si perguntas como: Onde eu quero chegar? Qual padrão de vida eu desejo ter? Tal seguimento vai me dar o padrão desejado e me manter? Estou disposto a fazer o sacrifício que tal sonho me exige? Quanto tempo vai demorar? E depois de conquistar, como estarei?…

Tem pessoas que vão te prejudicar quando souberem do seu sonho, por isso deixo a dica e um pensamento meu: “Seu sonho não depende da opinião alheia. Realize-o primeiramente dentro de si, pois o primeiro(a) a acreditar nele é você”.

 

 

O Influenciador.

terça-feira, 14 de junho de 2011

Vingança

Imagem do filme "V de Vingança"

Há um dito popular que diz: “O que bate esquece, porém o que apanha jamais esquece”, mas ai mora muitas questões.

O ódio e o desejo de vingança torna-se casos graves de depressão, desejo do suicídio, problemas mentais e se transforma em delitos mais graves quando chegam a ser executados atos contra os “malfeitores”.

Todos os seres humanos têm falhas, ou seja, é inevitável que alguém faça algo que te deixe com raiva e rancor, lembrar do ocorrido é um fato, mas não perdoar a si mesmo ou a outra pessoa pode ter sérias conseqüências…

Geralmente toda a raiva contida tende somente a crescer, ela passa por vários estágios na pessoa, que por sua vez se deixa dominar por ela, alimentando o desejo de vingança, que se torna ódio e a mente da pessoa se fecha de tal maneira em seu objetivo que passa a fazer planos maldosos que variam de prejudicar alguém no trabalho ou até mesmo o óbito dos mesmos…

A pessoa passa de “vítima” para “culpado” sendo vitimada apenas por ela mesma e a própria consciência, sempre acaba sofrendo mais do que quem a fez mal e não pode seguir a vida com naturalidade.

Enxergue a verdade, desista de tolas vinganças, pois a maior de todas as vinganças é estar tão bem que os que te desejam mal possam ver claramente o seu sucesso e sua superação.

Não seja vítima de si mesmo, nem de seus sentimentos, eles enganam, te fragilizam e podem te fazer cometer atrocidades que se arrependerá depois. Dependendo dos seus atos atingirá quem não te fez o mal, mas até quem você ama!  Isso não te trará alivio, muito pelo contrário, só vai conseguir acarretar mais dor e um grande peso em sua consciência.

 

 

O Influenciador.

sábado, 11 de junho de 2011

Dia dos namorados, Com ou Sem

cora%C3%A7%C3%A3o de agua

Confirmado por muitos como a melhor fase de um relacionamento, onde deve ser estendido mesmo depois do casamento, o namoro é a época do conhecimento.

Tempo de conhecer um ao outro, de analisar defeitos e qualidades, objetivos e afetividade, onde estando com a pessoa certa tudo fica bem…

Estar amando faz bem para o corpo, para a mente, para o espírito e a alma, ou seja, “Faz muito bem”…

Mas é chegada a data em que comemorar, porém muitos têm passado “maus bocados” nessa parte e nesse dia que deveria ser feliz, estão chorando magoas, ou sofrendo nesse sentido.

Geralmente pessoas com um péssimo humor na verdade são pessoas “Mal amadas”.

O fato é que deixamos de ver muitas coisas enquanto namorados esperando que quando formos casados os erros e falhas da pessoa vão ser corrigidos. Isso na verdade dificilmente acontece, e na maioria dos casos mesmo namorando eles se tornam visíveis e causam alguma desavença.

Relacionamento afetivo vai fundo nos sentimentos, pode levantar ou fazer cair, isso explica o porquê de tanta gente ciumenta, que não tem plena confiança em si mesmo e também no companheiro (a).

Ame muito, dê valor a quem esta contigo, seja e faça o melhor em cada detalhe, não tenha ciúmes em excesso (um pouquinho não faz mal)…

E se você esta sozinho nesta data, não se desespere!

Nem fique lamentando águas passadas, o que foi embora e não volta mais, não deve estar no seu presente a te fazer sofrer, pelo contrário, deve ser tido como experiência para que os erros até então cometidos não sejam repetidos.

Se o que deseja é uma reconciliação, tente! Perdoe!

E se ainda assim não der resultado, saiba que tudo tem seu tempo, o único tempo que não para acontecer é o da sua vida! Ela passa, mas será despercebida se for movida por mágoas, ressentimentos e dor.

O Influenciador lhes deseja um ótimo dia dos namorados. Com ou sem namorado (a)…

 

 

César Kuracima

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Copa e Olimpíadas, faca de dois gumes.

copa_olimpiadas

Brasil maravilhoso! Terra cheia de riquezas naturais e uma beleza sem igual… Porém toda essa beleza deturpada por problemas sociais e de infraestrutura.

Segurança, transporte, habitação...

Sem contar que reformas grandiosas terão que ser feitas em estádios, ginásios e tudo que envolver a gama dos esportes.

O Brasil tem a grande oportunidade de obter recursos (lucro) sediando as olimpíadas e também com a Copa do mundo. Onde será necessária uma grande mobilização e união dos governos para conseguir atender a todas as necessidades até 2014 (Copa do Mundo) e 2016(Olimpíadas).

O fato é que no momento não temos essa estrutura e nem mesmo um país preparado para dois eventos de tamanho porte na qual sediaremos.

No momento já estão sendo construídos estádios, executando projetos para melhorar o fluxo do transito e sento contida a questão da violência nos principais pontos do Rio de Janeiro, onde ficarão diversos turistas, torcedores e atletas.

Temos em nosso país problemas seriíssimos com relação a saneamento em todas as suas vertentes: água, esgoto, drenagem das águas pluviais e resíduos sólidos, ou seja, coleta e destinação do lixo.

O país pode lucrar muito com esses eventos, tomando posturas sérias e tendo competência para “não passar vexame”, isso vai movimentar a economia com a chegada de turistas, mídia, investidores estrangeiros, infraestrutura… compensando assim os Bilhões gastos para realizar tudo isso. Do contrário, trará prejuízos e transtornos.

 

César Kuracima

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Suas idéias, suas conquistas.

9590

Apple, Altera, Google, Facebook, NVIDIA Corporation, Electronic Arts, Symantec, Advanced Micro Devices (AMD), eBay, Maxtor, Yahoo!, Hewlett-Packard (HP), Intel, Microsoft

Você já ouviu falar em alguma dessas empresas?

Com certeza. Situadas no Vale do Silício / Califórnia, região povoada de tecnologia, que teve o início do projeto na década de 50 e uma explosão de crescimento nos anos 90, com ascensão por causa da segunda guerra mundial e também a guerra fria devido à corrida armamentista e aeroespacial. Foram as indústrias eletrônicas do Vale do Silício que forneceram transistores para mísseis e circuitos integrados para os computadores que guiaram as naves Apollo.

Um grande exemplo de sucesso nessa região é a empresa Google, que não tem valor estimado de venda, mas especialistas calculam que esteja em torno de 150 bilhões de Dólares (quase nada…), o site hoje já se transformou em “adjetivo” que nos EUA já aderem a expressão: “To google” que significa “Achar/Encontrar/Procurar”, isso se deve ao eficiente e atualizado sistema de banco de dados que armazena a informação de toda a rede e em milésimos de segundo faz uma verdadeira varredura com filtros eficazes e encontra praticamente tudo na internet.

Seu crescimento financeiro gira em torno de propaganda, com links patrocinados e também com a compra de sites de sucesso como, por exemplo, o “Poderoso” You Tube

Muitas dessas empresas (a maioria delas) foram tidas como um “absurdo”, uma verdadeira “idéia de louco”, onde seus criadores foram motivo de zombaria, até o famoso Bill Gates passou por isso na faculdade, quando chamou um amigo para ser seu sócio na criação da Microsoft e o rapaz disse que ele era louco e não se recusou a aceitar a proposta… (com certeza esse cara se arrependeu, não acha?)

Mais adiante falarei mais sobre essas empresas, mas fica a mensagem nesse resumo de sucesso:

“O primeiro a acreditar em uma idéia é o seu criador, não deixe que as pessoas joguem água fria em suas idéias, elas são suas e por mais simples que sejam podem revolucionar o mundo…”

 

César Kuracima.

sábado, 4 de junho de 2011

Por que você não vence?

Grandes e pequenos lado a lado (19)[3]

Dentre tantas coisas a serem conquistadas, entre muitas pessoas na qual você pode se destacar e fazer toda a diferença alcançando todos os patamares desejados, sendo eles materiais, físicos, amorosos… etc. Podem ser assimilados muitos fatores que impeçam isso acontecer, porém principal deles é o medo!

O medo é definido como “um sentimento que proporciona estado de alerta demonstrado por receio em fazer alguma coisa, leva ao pânico, depressão, e pode virar doença (fobia)”.

Mas vamos focar o titulo da postagem, onde o medo tem sido um grande vilão na vida de pessoas que se perguntam todos os dias a si mesmos (e opiniões alheias infelizmente):

“Por que eu não venço?”

“Por que eu não ganho aquela promoção?”

“Por que eu me mantenho acomodado nessa vida medíocre, quando tenho potencial para superar todas as expectativas?”…

Entre uma série de outras perguntas relacionadas, o medo tem impedido as pessoas de tomarem atitude, ou seja, a pessoa quer vencer, tem potencial para o que ela almeja, porém se vê incapaz e/ou fica com receio de perder até o que já conquistou, as perguntas que surgem nesse ponto são:

“Mas e se eu fizer e não der certo?”

“Mas e se eu receber um NÂO?”

“Poxa vou ter que arriscar o que já esta na mão por algo que eu apenas acredito?”…

Leitores, leitores, a vida é feita de escolhas, você decide ser forte e toma atitude, ou se conforma com o medo que te assola e vive a mesma vida de sempre. O fato é que se o medo te vencer você será escravo dele e essa patética situação nunca irá mudar!

Todo sentimento ou emoção pode ser controlado pela sua mente, isso se chama “superação”, que traz resultados grandiosos.

Agir sem medo não quer dizer agir por “impulso”, mas sim ter coragem de encarar os próprios problemas, dilemas e complexos que até então tinham sido maiores do que a sua “Perseverança”.

 

 

                                                                                                  César Kuracima.

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Sacolinhas, Vai ter alguma diferença Governo? Benefício “Ambiental”?

linhaecon3

Entrou em vigor na quinta-feira (19/05/2011) a lei 15.374, que proíbe a distribuição gratuita ou a venda de sacolas plásticas a consumidores em todos os estabelecimentos comerciais no município de São Paulo.

Visando diminuir o impacto ambiental foi criada essa lei que proíbe as famosas e cotidianas “sacolinhas de mercado”, pois demoram 450 anos para se decomporem e são feitas de petróleo como matéria prima.

“Maravilha”, mas vamos analisar os fatos de uma maneira diferente…

Com essa proibição os consumidores serão obrigados a utilizar outro tipo de recurso para manuseio e transporte de mercadorias adquiridas (ninguém vai ficar levando nada “na mão”), com isso será necessária a utilização de matérias primas como “papel” (sacolas de papel, sacos de papel, caixa de papelão, etc.) o que também vai gerar um grande aumento no desmatamento, um alto preço de mercado destes materiais (que com certeza será repassado ao consumidor!), um alto índice de multas ressarcidas ao governo (que variam de R$ 50,00 á R$ 50.000.000,00), e um grande transtorno as empresas para aderir a nova lei.

Outra saída viável é a sacola que dura cerca de 18 meses e depois se degrada naturalmente e não causa dano a natureza, (será adquirida pelos consumidores).

Especialistas afirmam que o dano causado por sacolas plásticas no meio ambiente é muito menor levando em conta que os consumidores a utilizam diversas vezes e gasta muito menos energia para ser produzida.

Caro leitor talvez você concorde ou discorde da nova lei, tem um lado bom e outro pejorativo, coloquei alguns fatos apenas para que você possa pensar, mas no meu caso eu gostaria que os políticos estudassem mais como ajudar a cidade e a vida do povo que eles “cuidam”, do que fazer coisas que tragam benefício apenas no projeto (ou “sabe Deus onde” vai trazer benefício…), o que eu quero dizer é que o povo deveria ter direito de escolha e projetos como esse deveria ser feito por especialistas…

Mas como a questão é ambiental não se faz necessário a opinião de todos, porém algo mais informativo da parte do governo traria muito mais consciência à população que infelizmente ainda é altamente poluidora.

Vamos mudar nosso pensamento, agindo conscientemente em relação ao planeta poderemos evitar leis como essa e conservar o que existe para gerações futuras.

 

 

César Kuracima.