domingo, 26 de junho de 2011

Um Português correto por Obséquio

bebê_livros

Na área da educação continua a polêmica da distribuição de livros, pelo MEC, com erros de português a 4.236 escolas do país. Nele há a afirmação de que pode ser encarada como correta a forma "Os livro ilustrado mais interessante estão emprestado".

O Brasil possui vasta variedade lingüística, porém as iniciações de aceitação de certas formas lingüísticas diferentes das formas padrão esbarram nos problemas:

Em que regiões devem ser aceitas?

Como deverá ser feita a avaliação, segundo a norma culta ou segundo a variedade popular? Como passar a avaliar erros de português em vestibulares e concursos públicos?

Qualquer tipo de não aceitação de uma forma lingüística diferente pode ser considerado como 'preconceito lingüístico', dessa forma qualquer erro cometido em uma prova poderá ser justificado e uma atitude corretiva contrária pode ser considerada preconceituosa.

Há uma diferença entre aceitar regionalismos e publicá-los em livros didáticos encarando-os como oficiais. Não há como o país fazer acordos internacionais com países de língua portuguesa por uma unificação da língua e internamente promover regionalização.

A única forma que uni todas as outras é a norma culta da língua, pois está acessível da mesma forma e em todas as regiões. Ainda que se diga que é um instrumento de dominação da 'elite' sobre as classes mais baixas por não terem acesso a essa norma, o problema, na verdade, é social e com relação à educação e pode ser resolvido com maior e melhor acesso de todas as camadas da sociedade a uma formação escolar de qualidade. Promover aceitação de outras formas lingüísticas não irá promover uma ascensão das classes mais baixas, somente o problema da educação (precárias de certas regiões) será contornado com medidas pouco eficientes.

A possibilidade de a pessoa usar outras formas, não irá fazê-la ter acesso à escola nem a universidades, que exigem conhecimentos que vão muito além da língua que inclui matemática, geografia, biologia, física...

O país sempre foi visto com o privilégio de ter uma só nação, um só povo, porém com essas mudanças levaria ao início de uma separação entre regiões e por ocorrer na língua, que é uma característica marcante, tiraria aos poucos a idéia de uma só nação.

Óbvio que falar corretamente, te abrirá portas, o difícil mesmo é manter essa postura com o convívio de pessoas que falam um português abrupto ignorante, como vemos isso vem de criação, cotidiano e ensino, mas todos podem ter um português correto, se policiar quanto a isso é crucial, independente se você estudou em escola pública ou particular, mais cedo ou mais tarde te trará ótimos resultados.

 

 

O Influenciador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário