Entrou em vigor na quinta-feira (19/05/2011) a lei 15.374, que proíbe a distribuição gratuita ou a venda de sacolas plásticas a consumidores em todos os estabelecimentos comerciais no município de São Paulo.
Visando diminuir o impacto ambiental foi criada essa lei que proíbe as famosas e cotidianas “sacolinhas de mercado”, pois demoram 450 anos para se decomporem e são feitas de petróleo como matéria prima.
“Maravilha”, mas vamos analisar os fatos de uma maneira diferente…
Com essa proibição os consumidores serão obrigados a utilizar outro tipo de recurso para manuseio e transporte de mercadorias adquiridas (ninguém vai ficar levando nada “na mão”), com isso será necessária a utilização de matérias primas como “papel” (sacolas de papel, sacos de papel, caixa de papelão, etc.) o que também vai gerar um grande aumento no desmatamento, um alto preço de mercado destes materiais (que com certeza será repassado ao consumidor!), um alto índice de multas ressarcidas ao governo (que variam de R$ 50,00 á R$ 50.000.000,00), e um grande transtorno as empresas para aderir a nova lei.
Outra saída viável é a sacola que dura cerca de 18 meses e depois se degrada naturalmente e não causa dano a natureza, (será adquirida pelos consumidores).
Especialistas afirmam que o dano causado por sacolas plásticas no meio ambiente é muito menor levando em conta que os consumidores a utilizam diversas vezes e gasta muito menos energia para ser produzida.
Caro leitor talvez você concorde ou discorde da nova lei, tem um lado bom e outro pejorativo, coloquei alguns fatos apenas para que você possa pensar, mas no meu caso eu gostaria que os políticos estudassem mais como ajudar a cidade e a vida do povo que eles “cuidam”, do que fazer coisas que tragam benefício apenas no projeto (ou “sabe Deus onde” vai trazer benefício…), o que eu quero dizer é que o povo deveria ter direito de escolha e projetos como esse deveria ser feito por especialistas…
Mas como a questão é ambiental não se faz necessário a opinião de todos, porém algo mais informativo da parte do governo traria muito mais consciência à população que infelizmente ainda é altamente poluidora.
Vamos mudar nosso pensamento, agindo conscientemente em relação ao planeta poderemos evitar leis como essa e conservar o que existe para gerações futuras.
César Kuracima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário