terça-feira, 21 de junho de 2011

Sedentarismo.

  exercicio2

E lá vem novamente essa conversa que assombra a mente de muitas pessoas, mas não estou me referindo a pessoas “acima do peso” somente, ou mesmo pessoas que ficam muito tempo sem atividade física… Vamos então a uma explicação rápida da definição do termo:

Sedentarismo é definido como a falta, ausência e/ou diminuição de atividades físicas ou esportivas. Considerada como a doença do século, está associada ao comportamento cotidiano decorrente dos confortos da vida moderna. Pessoas que tem um gasto calórico reduzido semanalmente pela ausência da prática esportiva são consideradas sedentárias ou com hábitos sedentários.

Indo além da definição da palavra, uma pessoa é tida pela ciência como “sedentária” quando o numero de capilares do seu corpo fica em torno de 6 Trilhões, isso ocorre pelo indivíduo não fazer pelo menos 40 min. de exercícios ativos três vezes por semana, para exercícios centrados esse tempo pode variar). Em uma pessoa que pratica esportes com essa regularidade o numero de capilares do corpo fica em torno de 13 Trilhões, ou seja, todos os músculos de seu corpo recebem ar e nutrientes com mais facilidade o que proporciona menos fadiga e maior movimentação.

Conseqüências para a saúde – Pode provocar um processo de regressão funcional, perda de flexibilidade articular além de comprometer o funcionamento de vários órgãos posteriormente distinguindo-se um fenômeno associado à hipotrofia de fibras musculares, além de ser a principal causa do aumento da ocorrência de várias doenças, como a Hipertensão arterial, diabetes, obesidade, aumento do colesterol e infarto do miocárdio Podendo também ser coadjuvante direta ou indiretamente na causa de morte súbita.

Se você já tentou praticar algum esporte ou fez academia e desistiu (por motivos diversos), comece com caminhadas, exercícios leves, mas com freqüência, se possível realizando-os todos os dias...

Depois passe a fazer exercícios mais centrados e que exigem mais de sua mente e corpo. Nesse estágio você já terá reflexos visíveis como: um amento de disposição, raciocínio mais rápido, menos fadiga, menos estresse e mau humor, ganho ou redução de peso (porém com definição da musculatura), etc.…

Muitas coisas só dependem de você, força de vontade é algo que fará toda a diferença para manter qualidade de vida.

 

 

O Influenciador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário